Sobre o High School
O intercambista que escolhe o Canadá para o seu programa de High School está escolhendo um dos melhores destinos para intercâmbio no mundo todo: o programa no país tem um dos melhores apoios ao estudante internacional, com coordenadores muito atenciosos e famílias extraordinárias!
O ano escolar canadense começa depois da semana do Dia do Trabalho, ou seja, no começo de setembro e termina no meio de Junho.
As escolas secundárias possuem sistemas de ensino bimestrais, semestrais e anuais: cada escola escolhe o sistema que ensino que prefere seguir.
Características gerais
Faixa etária: 14 a 19 anos
Acomodação: casa de família (homestay) ou boarding school
Período: um termo a um ano letivo
Escolaridade: cursando o ensino médio
Nível no idioma: recomendado nível intermediário
Tipos de escola
Sistema bimestral
Os estudantes começam o ano com 2 disciplinas e as estudam por dois meses, ou, um bimestre. No bimestre seguinte escolhem mais duas disciplinas e assim sucessivamente. Ao todo serão 8 disciplinas por ano letivo e uma aula no sistema bimestral dura aproximadamente 2 horas e meia.
Sistema semestral
Os estudantes começam o ano escolar com 4 disciplinas, então escolhem mais 4 disciplinas para a segunda parte do ano num total de 8 por ano letivo. Uma aula no sistema semestral dura aproximadamente 1 hora e 5 minutos.
Sistema anual ou linear
No sistema anual, tem escolas que dividem o ano escolar em bimestres e algumas escolas dividem o ano escolar em trimestres. Se a escola dividir o ano em “trimestres”, os estudantes começam o ano com 8 disciplinas e terminam o ano com as mesmas 8 disciplinas. Estas escolas, em geral, também permitem que o estudante faça apenas um termo em vez de um semestre. Se a escola dividir o ano em bimestres, é possível escolher 8 novas matérias a cada semestre (ou a cada dois bimestres). E uma aula no sistema anual dura aproximadamente uma hora.
As escolas secundárias, em sua maioria, precisam dos alunos internacionais para complementar o orçamento. Os valores recebidos dos alunos internacionais são investidos em melhorias e ajudam no pagamento das despesas. Os distritos recebem, em média, de 30 a 1000 estudantes internacionais por ano, dependendo da população da escola. Devido ao grande número de estudantes internacionais, os brasileiros conhecem e fazem amigos do mundo todo. Boa parte dos estudantes, devido ao custo, optam por fazer um semestre letivo, mas também é muito comum os estudantes estenderem os programas e realizarem todo o ensino médio no Canadá.
Escola
Escola Pública
As escolas públicas são subsidiadas pelo governo e gratuitas para os residentes, entretanto os estudantes internacionais pagam pelo ensino e por isso, os estudantes podem escolher a região e/ou cidade (distrito escolar) em que gostariam de estudar além de todas as matérias que quer cursar. Há a opção de fazer o programa em escolas e cidades que falam inglês, francês ou em cidades que são bilíngues (inglês e francês). As escolas oferecem cursos de inglês e francês para estrangeiros para facilitar o seu aprendizado e adaptação, além da excelência acadêmica muitas escolas incluem passeios e atividades como aulas de esqui, snowboarding e excursões para diversas cidades do país.
Todas as escolas públicas no Canadá são mistas e não exigem o uso de uniforme, a estrutura física varia pouco, mas a grande maioria conta com biblioteca, quadras de esportes, cafeteria e enfermaria para atendimento emergencial. As escolas oferecem uma grande variedade de atividades extracurriculares, como esportes específicos, teatro, coral, música, arte, fotografia, robótica, entre outros. A ênfase no aprendizado está nas discussões e nos debates em classe, projetos individuais, pesquisas e trabalhos em grupo,
o que auxilia o estudante internacional a desenvolver sua habilidade no idioma. A acomodação oferecida para um estudante internacional de escola pública é
Host Family (família hospedeira).
Escola Particular
Opção cada vez mais procurada por pais e intercambistas, as Boarding Schools tem conteúdo diferenciado: com uma impecável parte acadêmica preparam o estudante para frequentar as melhores universidades, além de prepara-los para que se tornem novos líderes, não apenas com o conteúdo programático, mas também na construção de um conjunto de valores para que se tornem renomados em suas futuras profissões e futuros líderes mundiais. O objetivo não é que estes alunos retornem melhores para seus países de origem, mas que façam a diferença para a humanidade de uma forma geral. As escolas oferecem também esportes, atividades ao ar livre, passeios, excursões etc.
O estudante pode optar entre Day School, com acomodação em casas de família ou Boarding School com acomodação na própria escola. As escolas particulares no Canadá são, em geral, de base religiosa e o uso de uniforme é obrigatório.
Vida familiar
O Canadá é um país de imigrantes, logo as famílias canadenses são
multiculturais (os membros são oriundos de qualquer parte do mundo) e estão acostumadas a receber estrangeiros de diversas culturas. As famílias entendem que estão dando suporte para que um estudante estrangeiro estude em seu país e recebem uma ajuda de custo pela hospedagem e desejam hospedar um intercambista para dá-los a oportunidade de aprender sobre a cultura canadense, costumes e língua. Isso também dá à família a oportunidade de aprender sobre costumes, culturas e línguas de outros países.
As famílias são recrutadas através de referências da escola, da igreja ou por alguma outra família já inscrita no programa. É necessário apresentar atestado de antecedentes criminais e permitir a visita periódica dos coordenadores em suas casas.