Sobre o High School
A Bélgica é uma opção excelente para quem deseja um destino com idioma francês mas não tem conhecimentos do idioma. Os belgas falam inglês fluentemente e dá para aprender o francês enquanto estiver no intercâmbio, mesmo porque os belgas saem bastante do país para fazer intercâmbio e se colocam na situação de. Os belgas valorizam os laços familiares e preservam suas tradições. As pessoas quase sempre residem na mesma cidade que o restante da família. Saúde material, boa moradia e valores familiares são importantes e é um estilo de vida para os belgas.
A Bélgica é um país pequeno, com pouco mais de 30.000km². Essa extensão territorial equivale ao estado de Alagoas. Portanto, viajar de trem é a melhor opção para trechos curtos, em vagões moderníssimos e extremamente confortáveis! Se você curte esse meio de transporte, não deixe de conhecer o Museus dos Trens do Mundo em Bruxelas.
Características gerais
Faixa etária: 14 a 18 anos até o início do embarque
Acomodação: casa de família (homestay)
Período: de um termo (12 semanas) a um ano letivo
Escolaridade: cursando o ensino médio
Nível no idioma: a parte francesa recomenda um ano de estudo de francês OU inglês fluente para a parte holandesa
O dia-a-dia em uma escola belga
Os dias em uma escola belga começam às 8:30 da manhã e terminam por volta das 4:30 da tarde, e os dias de aula são de segunda à sexta-feira (exceto quarta-feira, quando as aulas ocorrem apenas no período da manhã).
Nem todas as escolas belgas oferecem refeição no campus. Por isso, os alunos costumam a levar o almoço de casa ou a comprar fora nos entornos da escola.
Após a escola, os alunos fazem sua lição de casa e praticam esportes durante a semana e aos sábados.
O ano escolar belga e os breaks escolares
O High School na Bélgica tem seis anos, começando no 1º ano aos 12 anos de idade dos alunos e terminando no 6º ano co colegial, quando os alunos completam 17 anos em média.
No início do ano, os alunos recebem a grade horária, a qual será a mesma durante o ano inteiro. A maioria avalia seus alunos duas vezes ao ano através de provas.
O ano letivo começa na última semana de agosto e termina na 1ª semana de julho. Há 4 breaks durante o ano (outubro, dezembro, março e maio) e eles são distribuídos ao longo do ano de tal forma que, a cada 7 semanas, exista um break de duas semanas.
Passo-a-passo
1) Consultoria
Após entrar em contato com a nossa equipe, entrevistaremos o perfil do estudante e alinhar todas as expectativas a respeito do programa.
Esse momento é importantíssimo para a nossa equipe e para o sucesso no programa, pois a partir daqui encontraremos o intercâmbio ideal para o seu perfil.
2) Documentação
Nessa etapa, será preenchido a papelada para a realização do intercâmbio.
Além do contrato, é preenchido o "Application". Trata-se do documento que contém informações sobre o intercambista, e ele será enviado para a futura escola/host family.
A nossa equipe auxilia em todo o processo.
3) Aceitação
Com a documentação preenchida e revisada por nossa equipe, ela é enviada ao parceiro no exterior.
De modo a confirmar a inscrição do estudante no programa, a instituição internacional envia um documento que sinalize isso. Esse documento pode ser uma carta de aceitação, a matrícula na escola local ou a colocação numa acomodação, a depender do país.
4) Pré-embarque
Com a parte burocrática feita, damos início à preparação para o embarque
Nessa parte, fazemos uma série de reuniões (individuais) e apresentações (em grupo) para explicar tim-tim por tim-tim todos os detalhes do intercâmbio.
Nelas, são explicadas regras gerais, formas de convivência numa nova cultura, como são as aulas, entre outros.
5) Intercâmbio
Durante o programa, é feito o feedback com o intercambista para saber se tudo está conforme o esperado e prestar auxílio onde for necessário.
No exterior, ele tem à disposição os coordenadores locais e regionais, a orientação escolar, e em caso de emergência, basta ligar para nossos contatos de emergência 24/7.
6) Pós-intercâmbio
Na volta do intercâmbio, o intercambista também conta com a FYI para auxiliar na revalidação dos estudos feito no exterior no Brasil.
Desse modo, não é necessário prolongar o tempo para concluir o ensino médio pelas leis brasileiras. Mas é importante seguir as orientações do pré-embarque para saber como fazer isso.